
Em mais uma manifestação de reconhecimento da classe política brasileira ao importante papel que vem sendo desempenhado pelo Sistema OSB o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, foi empossado no último dia 22 como um dos integrantes do Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados.
Os outros dois representantes da sociedade civil organizada junto ao órgão consultivo são o jornalista Heron Cid, presidente da Associação das Mídias Digitais (AMIDI), e a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Renata Vicentini Mielli.
O Conselho foi criado pelo presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, e também é composto por cinco parlamentares, além de dois servidores. O papel dele será o de propor o estabelecimento e a atualização da política de Comunicação da Câmara, além de opinar, quando provocado por qualquer membro do Conselho, sobre a linha editorial de produção, programação e projetos da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Participação e Mídias Digitais.
Os conselheiros também vão zelar pelo respeito à diversidade de opiniões e da pluralidade partidária na linha editorial dos veículos de comunicação da Câmara. De acordo com o regimento do Conselho, eles não serão remunerados pela participação nos encontros, que acontecerão a cada três meses ou quando de forma extraordinária sempre que for convocada por qualquer dos membros.
Ney Ribas definiu sua nomeação como uma conquista para o Sistema OSB. “Integrando o Conselho poderemos trabalhar para trazer os projetos da Câmara para maior amplitude na sociedade, atuando para que o setor de comunicação esteja mais acessível ao diálogo e para que as demandas da sociedade sejam atendidas”, concluiu.