IMPOSTÔMETRO MOSTRA QUANTO OS CONTRIBUINTES DE PARÁ DE MINAS JÁ PAGARAM NESTE ANO

Sustentado no objetivo de promover a educação fiscal, o Observatório Social de Pará de Minas acaba de levantar o total de recursos pagos neste ano pelos contribuintes, tanto em âmbito municipal e estadual como federal.

De acordo com o Impostômetro, que mede a arrecadação em tempo real, de janeiro até agora os contribuintes paraminenses já pagaram R$36.334.000,00 em tributos. O volume de recursos é impactante e traz à tona novamente a necessidade do papel do OSB no controle social.

A função do Observatório vai muito além de monitorar as despesas do poder público municipal, compreendido entre a Câmara e a Prefeitura. “É preciso mostrar aos cidadãos que nada que as gestões públicas fazem é de graça. De uma simples prestação de serviços até o atendimento médico ou uma obra complexa, tudo é bancado pelo bolso do contribuinte”, afirma o presidente Carlos Daniel de Souza.

Segundo ele, somente a partir dessa consciência é possível exigir mais qualidade dos serviços. O presidente também enfatiza a necessidade de maior participação da sociedade na construção do orçamento público. “As pessoas têm o hábito de reclamar, mas demonstram pouco interesse na vida pública”, conclui.

REALIDADE DO BRASIL – No ranking dos 30 países com a maior carga tributária do mundo, o Brasil aparece em último lugar com o pior retorno dos valores arrecadados para serviços de qualidade que venham a gerar bem-estar à população.

A informação consta no levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que considera a carga tributária de cada país e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede o grau de desenvolvimento em relação à educação, saúde e renda.

Segundo especialistas, o resultado reflete o mau emprego da arrecadação tributária, acentuando as políticas públicas equivocadas há décadas, que levam a uma arrecadação elevada sem retorno à altura para a sociedade.

Compartilhe