DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ LEMBRADO EM PARÁ DE MINAS

Lembrado mundialmente como o Dia Internacional contra a Corrupção, o 9 de dezembro vai trazer a Pará de Minas o consultor jurídico Gustavo Figueiroa, que faz parte do movimento suprapartidário Livres, que está crescendo muito no Brasil graças à contribuição efetiva na formação da cidadania.

Quem está organizando o evento é o OSB local, com a proposta de colocar em debate um tema de grande importância – “Controle Social: como o olhar da sociedade pode contribuir com o desenvolvimento dos municípios”.

Gustavo vai ministrar palestra na próxima segunda-feira, às 19h30, no auditório da Fapam, com entrada franca. Em seguida, haverá uma roda de conversa sobre as abordagens da noite.

A expectativa do Observatório Social é muito boa, tendo em vista a receptividade crescente da comunidade a essas questões. E a entidade garante de antemão que a platéia terá excelente oportunidade de ouvir um profissional de grande bagagem.

Gustavo Figueiroa é mestre em Instituições Sociais, Direito e Democracia, além de conceituado professor de Direito. Ele aceitou o convite de vir a Pará de Minas ao tomar conhecimento das ações que vem sendo empreendidas na cidade pelo Observatório Social.

Clique aqui para se inscrever.

DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO – A data, proposta pela delegação brasileira, foi marcada pela Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, realizada no México em 2003, e assinada no mesmo dia por diversos países.

Composto por 71 artigos, o texto da Convenção é considerado o maior juridicamente vinculante de luta contra a corrupção, fenômeno que não é exclusivo e característico da cultura brasileira.

Por atingir escalas mundiais, o objetivo da Convenção e da data – 9 de dezembro – é fortalecer o combate à corrupção no mundo inteiro. Mas banir a corrupção vai muito além de punir quem pratica atos criminosos.

É preciso criar uma cultura de prevenção e ninguém melhor que a sociedade para monitorar os gestores públicos e seus representantes eleitos, acompanhando os atos praticados.

Compartilhe